Esportes

Esportes

A Educação Física dentro do processo escolar tem um importante papel. Através de jogos, atividades lúdicas e exercícios, desenvolve-se no aluno as suas potencialidades cognitivas, afetivas e motoras.

É preocupação da Educação Física e seu dever, poder auxiliar o aluno (quando corre, pula, arremessa, chuta e brinca), no desenvolvimento de sua motricidade global. Neste sentido privilegia o trabalho com habilidades e atividades que desenvolvam o seu tônus, o equilíbrio, a lateralidade, a coordenação geral global e outros. Procura também possibilitar a execução de todos esses movimentos de forma harmônica, equilibrada, eficiente, facilitando a sua integração sócioafetiva.

Do jogo infantil ao jogo esportivo, a Educação Física estrutura toda a sua elaboração e execução, possibilitando ao aluno o aprendizado e o desenvolvimento da autonomia e da autoestima.

Nas turmas da Educação Infantil agrupamos inúmeras formas de atividades expressivas corporais:

1. Jogos: jogo de exercício, jogo simbólico, jogo de representação, jogo de regras. Nestes jogos surgem inúmeras brincadeiras onde as crianças imitam o que observam e aprendem sobre elas mesmas e sobre o mundo que as rodeia.

2. Oficinas de materiais: é uma atividade onde estão inseridos os 4 tipos de jogo acima mencionados.

3. Circuito de habilidades: neste contexto são evidenciadas habilidades básicas (andar, correr, saltar), estabilizadoras ou relacionadas ao equilíbrio (subir, equilibrar) e habilidades de domínio emocional; e várias atitudes e normas.

No decorrer da Educação Infantil aumentam-se as possibilidades de progresso no conhecimento corporal, proporcionando à criança uma vivência agradável e ampla a respeito dos conteúdos motores, trabalhados em situações competitivas e cooperativas, visando promover a autonomia da criança em relação às atividades lúdico-motoras.

O trabalho em Educação Física para as séries do Ensino Fundamental, parte de um enfoque de área que pressupõe a interferência pedagógica em dois aspectos fundamentais: a educação do movimento e a educação pelo movimento.

A educação do movimento tem como objetivo o desenvolvimento de aspectos relacionados especificamente à aquisição das habilidades básicas e suas combinações (como os saltos, arremessos, rolamentos, manipulação de objetos, entre outros); neste sentido as estratégias utilizadas estão relacionadas principalmente aos jogos de exercício (atividades individualizadas ou em pequenos grupos com materiais) e aos jogos com regras (jogos tradicionais infantis). Estas atividades procuram também enfocar alguns aspectos quantitativos do movimento, como o desenvolvimento de noções espaço-temporais, a lateralidade e a dominância lateral, a noção de ritmo e o aprimoramento do esquema e imagem corporal.

A educação pelo movimento tem como objetivo o desenvolvimento adequado dos componentes afetivos, morais e sociais presentes nos jogos, como o respeito ao outro, a socialização das regras, a afetividade e a ética.

No Ensino Médio os alunos terão um conhecimento significativo com relação ao universo da cultura dos jogos tradicionais e um melhor desenvolvimento de suas capacidades motoras, elementos importantes para o aprendizado de atividades culturais como os esportes, a dança, a luta, o teatro e o circo.

Escolinhas de Esportes

Senhores pais e/ou responsáveis,

É com alegria que iniciamos o ano com muita arte, cultura, lazer e esporte. O Colégio Ágape oferece cursos de Balé Clássico, Jazz, karatê, Voleibol, Basquete, Natação e Futsal para alunos (as) da escola.


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