A proposta pedagógica do Colégio Ágape leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e nos Referenciais Curriculares Nacionais – RCN.
A metodologia de ensino do Colégio Ágape está baseada na proposta sócio-construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e descobrir todas as suas possibilidades, traçar seus objetivos, fazer relações de tempo e espaço, e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são elaboradas com o intuito de aliar o conhecimento à realidade do aluno, proporcionando assim, um sentido prático à aprendizagem da criança e do adolescente.
O Colégio Ágape adota a linha pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
No decorrer de nossa prática educativa, passamos por diversos momentos de discussão e aperfeiçoamento de nossos objetivos, no sentido de constantemente torná-los atuais, abrangentes e consistentes.
Apresentaremos neste instrumento, de forma sintética, nossos princípios básicos, objetivos em cada nível e fundamentos em cada área de conhecimento.
Sendo assim, visamos a interação constante dos conteúdos escolares com a realidade social em que o aluno está inserido. A escola torna-se, então, não apenas um lugar de transmissão de informações, mas um espaço para a construção do conhecimento.
Ser reconhecido como uma instituição de ensino que promove educação de qualidade, tendo a excelência como compromisso na formação integral de cidadãos reflexivos, autônomos e éticos.
As bases fundamentais de nossa educação são os princípios cristãos, os valores éticos e morais.
As relações se estabelecem de forma horizontalizada e transparente, amparadas no respeito mútuo, base de toda e qualquer relação saudável.
O professor, no referido contexto, será mediador, orientador e articulador deste processo de aprendizagem. A relação professor-aluno é o nosso diferencial.Ela é norteada pelo respeito, a afetividade, a cooperação e o amor, com firmeza e limites.