OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental do Colégio Ágape dá continuidade à construção e formalização do papel de estudante, momento este em que as exigências quanto à dedicação, ao esforço, à autonomia e ao compromisso são apresentadas e sistematizadas através de uma rotina mais intensa de trabalho.

Espera-se que, ao término deste período, o aluno seja capaz de usar com autonomia diferentes fontes de informação; que também consiga construir parceiros ao longo de sua trajetória pelo do respeito às ideias e opiniões dos outros membros do grupo, bem como adquirir confiança e disposição para enfrentar desafios e expressar suas próprias convicções. E que, durante esse período, crie estratégias de direção, regulação e controle dos próprios processos de pensamento e ação por meio do exercício constante de observação, de análise, das comparações, da classificação, das sínteses, enfim, dos aspectos fundamentais na construção de conteúdos conceituais.

O cumprimento desses objetivos gerais no período do 1º ao 5º ano dará subsídios tanto emocionais quanto cognitivos para o ingresso na fase seguinte: 6º ao 9º ano.

Esse aluno autônomo, seguro de si e sujeito ativo na construção do conhecimento, certamente atuará com consciência e ética na sociedade em que vive.

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

HORÁRIO:
Manhã: 07h - 11h|Tarde: 13h - 17h.